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Descubra como reduzir o tempo de seleção em até 45%:

Veja como cinco empresas tornaram seus processos seletivos mais ágeis com o uso de Assessments da Mindsight.

Logo da Suzano
Logo da RD Station
Logo da Ri Happy
Logo da Arquivei
Logo da Mazer Distribuidora

#1 Case Suzano: Diversidade e Eficiência no Programa de Estágio

A Suzano é maior produtora global de celulose de eucalipto e uma das 10 maiores de celulose de mercado, além de líder mundial no mercado de papel. Dado o tamanho, tem diversas vagas tanto para o escritório corporativo como para as fábricas.

Em uma empresa tão grande e renomada é de se esperar que ela esteja sempre buscando mais eficiência nos processos. E foi isso que a Suzano buscou com a utilização do sistema de Recrutamento e Seleção da Mindsight no programa de estágio.

Logo da Suzano

Contexto

Suzano na Facul Contrata Você

Imagem de jovens estudantes acompanhada do texto: Um programa de Estágio que conta com diversas ações de employer branding focando em tornar os estagiários embaixadores da marca nas universidades.
Imagem de um dardo em um alvo, acompanhado do text: Objetivos Principais - 1) Evitar vieses discriminatórios e assegurar diversidade; 2) Aumentar a eficiência do processo, diminuindo tempo de triagem
Uma imagem de uma mulher com uma caneta na mão, trabalhando em frente a um computador, acompanhado do texto: Critérios de Triagem - Foram 1175 candidatos para 15 vagas. O filtro dos inscritos utilizou três critérios: fit cultural, match com as posiçoes em aberto e potencial.

 

Resultados em agilidade:

Banner central com fundo preto e os dizeres em branco: Redução de 95% do tempo gasto na triagem
  • Para analisar cerca de 60% dos currículos, a Suzano gastava em média 117 horas de trabalho dos recrutadores.

    Com a Mindsight, conseguiram filtrar todos os candidatos em 5 horas.

Banner central na cor azul, com os dizeres: E mais: redução de vieses de gênero na contratação

A Suzano é uma empresa comprometida com a diversidade e inclusão, e queria trabalhar esse tópico desde a seleção. Dada a realidade da indústria brasileira, e a predominância masculina nos cursos de engenharia, a maior preocupação era com diversidade de gênero.

O primeiro passo foi garantir a atração de talentos diversos. Afinal, não adianta uma seleção sem vieses se o grupo de pessoas a serem selecionadas é enviesado de partida. Logo, na comunicação do programa de estágio, era reforçada a mensagem para mulheres.

Uma vez que havia um equilíbrio no funil de candidatos entre homens e mulheres, bastava utilizar um critério de triagem livre de vieses para manter essa proporção. Aqui, mais uma vez, os testes foram essenciais.

 

Resultados em agilidade:

 

Banner central de fundo azul, com os dizeres: Dos 63 finalistas, 49% eram mulheres e 51% homens.

 

Dito e feito, com a triagem via testes, a Suzano conseguiu manter o equilíbrio de gênero grande que havia conquistado na fase de atração.

Os assessments da Mindsight são uma ferramenta livre de vieses, pois não avaliam nenhuma informação demográfica do candidato. Portanto, favorecem essa diversidade.

 

 

“Para a Suzano, foi excelente encontrar uma ferramenta que nos permitisse acelerar o processo de seleção, ao mesmo tempo que garantiu a eliminação de vieses que o currículo muitas vezes favorece.“

Kassio Castro, Analista de Planejamento e Gestão de Talentos da Suzano

 

Você também pode reduzir o tempo gasto na triagem e diminuir vieses na seleção:

#2 Case RD Station: Menor Tempo de

Seleção com Mais Precisão

A RD Station foi a precursora do conceito de inbound marketing no Brasil e desenvolveu uma ferramenta de marketing digital baseada na nuvem que integra, gerencia e automatiza as ações de marketing digital em pequenas e médias empresas.


Uma empresa em alto crescimento em um mercado dinâmico e inovador tem uma necessidade latente: pessoas de alto potencial para sustentar esse crescimento.

 

O grande desafio era selecionar candidatos com perfil de alto desempenho em curtos espaços de tempo.

Logo da RD Station
Banner lateral em branco, escrito: Contexto

A equipe de recursos humanos sofria com os métodos de seleção utilizados, pois eram pouco precisos. Utilizavam testes que tinham uma alta taxa de aprovação, logo, muitos candidatos avançavam, sem necessariamente ter o perfil adequado.

 

Por consequência, o tempo do processo como um todo era alto, pois era necessário entrevistar muitas pessoas. 

RDStation1-1

 A RD Station então adotou os assessments da Mindsight. A ideia era qualificar melhor os candidatos antes de avançar para as próximas etapas. 

Assim, a filtragem maior de candidatos diminuiu a taxa de aprovação para 35%, frente 65% com outras ferramentas. E isso resultou em uma redução geral do tempo gasto na seleção.

Banner central de fundo preto com os dizeres: Reduzimos o tempo total de seleção em 45%

Além disso, ao avançar no processo apenas pessoas indicadas pelos algoritmos de seleção da Mindsight, a conversão final desses candidatos chegou a aproximadamente 99%, ou seja, quase todos os perfis entrevistados eram aprovados pelos gestores na entrevista final, reiterando a efetividade da nossa inteligência em indicar os melhores perfis.

Você também pode entrevistar apenas os candidatos certos para a sua empresa:

#3 Case Grupo Ri Happy: Seleção Eficiente do Operacional ao Corporativo

O Grupo Ri Happy é a maior rede de varejo de brinquedos do Brasil. O momento era de digitalização dos processos seletivos, e havia uma preocupação em manter a efetividade do processo e não perder o bom relacionamento com os candidatos.

O Grupo Ri Happy tinha dois objetivos principais com a contratação do nosso software:

  • Selecionar pessoas de diferentes níveis, da loja ao corporativo, em um modelo digital e eficiente.
  • Garantir alinhamento cultural em todos os níveis da empresa. 
Logo da RiHappy
Banner de título, escrito "O PROJETO"
Número 1

Mapeamento de cultura

A Mindsight constroi um modelo de fit cultural personalizado, com base em testes com os funcionários da empresa.

 

 

Número 2

Aplicação em candidatos

A Mindsight constroi um modelo de fit cultural personalizado, com base em testes com os funcionários da empresa.

 

 

Número 3

Filtro por Cultura

Com base no modelo de cultura desenhado para a Ri Happy, seguiam no processo apenas as pessoas que tinham fit com a empresa. 

 

 

Número 4

Triagem para Posição

Triagem com algoritmos específicos das posições em questão. Eles indicam a aderência de perfil e habilidades dos candidatos à vaga.

Notou-se logo de início, uma redução no tempo de triagem dos candidatos de 2 dias para 3 horas. No processo seletivo como um todo, o SLA caiu de 30 para 20 dias.

Banner com fundo azul, com os dizeres: Reduzimos em 33% o SLA total do processo

Além disso, 50% dos candidatos triados foram avaliados como de fato aderentes ao perfil desejado nas entrevistas do RH.

Mais do que a economia de tempo, a equipe Ri Happy destaca a efetividade: 100% dos finalistas foram aprovados pelos gestores das vagas.

"A Mindsight entra na Ri Happy em um momento muito importante para gente, pois chegamos à marca de 80% dos processos seletivos online.

O teste nos garante a manutenção de um bom relacionamento com os candidatos, além de assegurar assertividade no método de avaliação das pessoas. Como a equipe de recrutamento tem menos contato pessoal com o candidato, o teste traz segurança para a avaliação."

Lara Modesto, Coordenadora de Recursos Humanos

Selecione pessoas, do operacional ao executivo, com segurança e eficiência

#4 Case Arquivei: Mais talentos, em menos tempo

A Arquivei é uma startup que nasceu em 2014 e tem a missão de transformar burocracia em oportunidade por meio do suporte ao compliance, transformando obrigações fiscais em inteligência de negócio para empresas de todos os tamanhos.

Essa missão como empresa, também se refletia nos processos internos: a Arquivei visava sempre processos mais fluidos, rápidos, inteligências e desburocratizados. Foi por isso que resolveu investir em ferramentas para o seu Recrutamento e Seleção.

Logo da Arquivei

C

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Imagens de pessoas trabalhando e alguns textos: Objetivos principais: Tornar o recrutamento e seleção mais fluido, rápido e preciso; Agilizar processos manuais; Uma boa experiência do candidato.  Testes: até então, eram criadas provas pelo próprio RH. Eram aplicadas por questionários online e corrigidas manualmente. Não havia efeticidade, e demandava-se um tempo enorme.
Imagem decorativa

 

O RH tinha apenas duas pessoas, e queriam encontrar uma forma de agilizar processos como as provas para candidatos que faziam manualmente até então. Ao mesmo tempo, a qualidade do processo e a experiência do candidato eram uma preocupação.

Começaram então a utilizar a Mindsight para triagem, filtrando pelos critérios de fit cultural com a empresa e match com a posição. Já na primeira experiência com a ferramenta eles perceberam a diferença e os ganhos que a plataforma podia entregar.

Uma vaga que sempre tinham dificuldade de fechar era Customer Experience. Antes, nenhum candidato agradava os gestores nas entrevistas. Porém, na primeira tentativa com a Mindsight, 8 dos 12 candidatos sugeridos foram considerados muito bons pelos gestores.

 

 Resultados

 

Banner central com fundo preto e os dizeres: Em média, o tempo de seleção foi reduzido em 5 dias.

Heitor Sanches, analista de RH, conta:

“Para mim o que mais conta é a minha produtividade. Antes, eu não podia fazer muitos processos ao mesmo tempo e tudo era muito mais demorado. Atualmente eu estou tocando 12 processos simultâneos, e consigo trabalhar neles muito mais facilmente, além de conseguir fazer outras coisas.”

Elimine processos manuais e garanta candidatos que os gestores aprovem:

#5 Case Mazer: Redução em 25% do SLA com um processo mais preciso

A Mazer é uma distribuidora de produtos eletrônicos que atua de forma estratégica no relacionamento com revendedores, integradores e varejistas. 

Com foco nos mercados das regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste do país, a empresa atende de forma ampla e eficaz as necessidades de vários segmentos – corporativo, consumer, gamer, mobile, entre outros.

Na visão de crescimento e expansão que a empresa fomenta, um desafio muito grande sempre foi aumentar a efetividade dos processos de seleção e garantir ao candidato uma experiência positiva e justa.

 

Logo da Mazer Distribuidora
Imagem decorativa. Contém o título "Contexto"

Objetivo

Aumentar a efetividade dos processos de seleção e garantir ao candidato uma experiência positiva e justa.

Processo anterior

Durava 6 semanas, contando com divulgação, triagem, entrevista do RH e dos gestores e discussão final com todos os envolvidos.

Problema

Não havia segurança nas decisões, porque elas acabavam sendo mais direcionadas pelo feeling da equipe.

Banner de Título: Percepções do Processo com a Mindsight

Por Niria Fiorenzano, Gerente de Recursos Humanos

“Percebemos que a solução da Mindsight vinha ao encontro das nossas dores porque ela permitia fazer uma leitura dos candidatos de forma escalável e efetiva. O uso de inteligência artificial para qualificar as candidaturas também foi muito importante para nós, pois conseguimos começar a ver o potencial e soft skills dos candidatos antes mesmo da etapa de entrevistas.”

“Tendo a ferramenta como um auxílio, ficou mais fácil direcionar uma conversa pelas competências e agora podemos relacionar os atributos dos candidatos com aquilo que é esperado delas em cada função da empresa.”

“Além de ser uma ferramenta fácil de usar e de entender, o que facilita a leitura de perfil pelos gestores, notamos que eles passaram a analisar os candidatos de forma bem mais analítica, por meio do relatório que a ferramenta gera. “

Resultados:

Banner central de fundo preto com os dizeres: Redução do SLA total de contratação em 25%

 Os testes deram segurança para a aprovação. Antes, a discussão com as lideranças levava até 2 semanas, hoje, esse tempo foi cortado pela metade.

Agende uma conversa e conheça a solução de assessments da Mindsight: